quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Centro Cultural São Paulo






Adoro o Centro Cultural São Paulo - CCSP, quando estava na escola sempre que precisávamos iamos lá fazer a pesquisa dos trabalhos (na era antes da internet), mas a gente sempre ficava um tempão olhando os livros e vendo as exposições. Este ano levei minha mãe para conhecer. Foi muito bom estar lá depois de dez anos.
Feliz da cidade que oferece cultura tão acessível aos cidadãos... triste aquela que não oferece isso, São Paulo tem muitos defeitos, mas este não.


Um pouco da história do Centro Cultural...

Concebido inicialmente para abrigar uma extensão da Biblioteca Mário de Andrade, o Centro Cultural São Paulo acabou sofrendo, no decorrer de suas obras, uma série de adaptações para se transformar em um dos primeiros espaços culturais multidisciplinares do país.
Inaugurado em 1982, oferece espetáculos de teatro, dança e música, mostras de artes visuais, projeções de cinema e vídeo, oficinas, debates e cursos, além de manter sob sua guarda expressivos acervos da cidade de São Paulo: a Pinacoteca Municipal, a Discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, o Arquivo Multimeios e um conjunto de bibliotecas que ocupa uma área superior a 9 mil m2.
A construção completa do edifício, conforme prevista em seu projeto original, nunca chegou a ser concluída. A despeito disso, o CCSP firmou-se como um pólo de apoio às produções experimentais, um ponto de encontro de artistas, um lugar de convivência que assumiu a feição de extensão da casa das pessoas. Localizado em um ponto estratégico da cidade, atravessado entre a Rua Vergueiro e a Avenida 23 de maio, próximo à Avenida Paulista e junto a duas estações de metrô, a instituição tem um número expressivo de freqüentadores. Sua programação diversificada, oferecida gratuitamente ou a preços populares, atrai faixas distintas da população, fazendo do CCSP um dos espaços culturais mais democráticos da cidade. Em 2003, recebeu 650 mil usuários, uma visitação comparável à dos maiores museus e centros culturais do mundo.
Com quatro pavimentos e uma área de 46500 m2, seu projeto arquitetônico se destaca pela maneira como se integra ao espaço urbano.
O projeto dos arquitetos Luiz Benedito Telles e Eurico Prado Lopes dissolve a construção na topografia do terreno. Sem barreiras, convida, quem passa, a entrar.
Para quebrar a rigidez do concreto e do aço, amplamente utilizados na construção, o projeto arquitetônico previu imensos espaços vazados e envidraçados, que permitem a entrada de luz natural, e ainda manteve, no centro da construção, um jardim de 700m2, onde a vegetação original foi preservada.

Fonte: http://www.centrocultural.sp.gov.br

Um comentário:

Thaís disse...

ai que saudade!
mto lindo o Centro Cultural!
agora deu vontade ir!
qdo estivermos em SP vamos ter que ir lá!
bjs