quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Mulheres que Correm com os Lobos


Obra de Frida Kahlo chamada "the love embrace of the universe" de 1949

...

"Os lobos saudáveis e as mulheres saudáveis têm certas características psíquicas em comum: percepção aguçada, espírito brincalhão e uma elevada capacidade para a devoção. Os lobos e as mulheres são gregários por natureza, curiosos, dotados de grande resistência e força. São profundamente intuitivos e têm grande preocupação para com seus filhotes, seu parceiro e sua matilha. Têm experiência em se adaptar a circunstâncias em constante mutação. Têm uma determinação e feroz e extrema coragem".

[gregário: que vive em bando]
[matilha: grupo de cães de caça]

"Para nós é às vezes difícil perceber quando estamos perdendo os nossos instintos, pois com muita frequência trata-se de um processo insidioso que não se completa num único dia, mas que se estende por um longo período. Da mesma forma, a perda ou amortecimento do instinto é muitas vezes apoiada pelo ambiente cultural, e ocasionalmente até por outras mulheres que suportam a perda do instinto como um meio de corroborar o fato de pertencerem a uma cultura que não mantém um habitat propício à mulher natural".

[insidioso: traiçoeiro, pérfido]
...

Essas são duas frases de um dos meus livros preferidos: Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés, um livro que toda mulher deveria ler.

Nenhum comentário: